quarta-feira, 6 de março de 2013

Coisas que aprendi!

Nessa minha linda vida de Dona de Casa, além de aprender o quanto seria possível e fácil cozinhar todos os dias e saborear sempre um alimento fresco, descobri outras coisas muito legais que quero compartilhar com vocês:

- Frutas e Verduras FORA da geladeira:
Um dia percebi que muitas verduras e frutas, depois de colocadas na geladeira, murchavam, ficavam feias ou com um gosto estranho. Como estava cozinhando todo dia e eu e meu marido sempre comemos frutinhas, decidi fazer o teste: deixei tudo fora da geladeira! Não deu outra! Alimentos mais frescos, saborosos e que demoraram muito mais tempo para murchar! Melhor ainda foi o fato de que, sem contar com a 'proteção' da geladeira, aprendi a aproveitar ao máximo todo as verduras e frutas que tenho. No final de tudo, só deixo na geladeira uma fruta ou verdura que já foi cortado (como quase não guardo alimento, e, agora, com esse novo aprendizado, minha geladeira poderia ser substuída por uma mini-geladeira ou algo do tipo....)

- Alimentos orgânicos:
Feira do Passeio Público
Frutas e verduras sempre foram preferência no cardápio de minha casa e para economizar, comprávamos num Sacolão, uma espécie de feira de frutas não-orgânicas, de sítios e fazendas próximos a região de Curitiba. Com R$ 30,00 fazíamos uma festa de verduras e frutas! Entretanto, estávamos desejosos de comprar alimentos orgânicos, pela obviedade de serem mais saudáveis e para estimular a venda dos mesmos... Porém com R$ 30,00 conseguíamos apenas comprar o suficiente (bem apertadinho) e não aquela 'festa'de verduras e frutas. Para nossa surpresa, em uma semana comendo orgânicos, percebemos que os alimentos duravam mais tempo, eram mais saborosos e, incrivelmente, pareciam ter uma energia tão boa que uma quantidade menor deles nos saciava mais do que uma panelão de verdurada não-orgânica! Achamos o que queríamos! Aceitamos o orgânico! Ainda compramos de vez em quando no não-orgânico, mas nossa preferência realmente são as feiras orgânicas, Além do mais, minha criatividade na cozinha triplica, pois os orgânicos vendem frutas e verduras da estação, ou seja, a cada semana posso não ter aquele vegetal que pensei e terei que aprender a usar outro. Adoro essas surpresas da Natureza...

- Apoiar pequenos empreendedores:
Minha nova pasta de dente!
Esse é um caminho novo que eu e meu marido decidimos há pouco tempo. Surgiu de uma conversa entre amigas em que uma delas comentou que queria comprar um sutiã numa loja que não fosse feito na China (devido as irregularidades no país com o trabalhador e principalmente com o trabalho escravo). Depois de muita luta, ela achou UM sutiã brasileiro. Assustador, não? E daí, eu pensei em quantos amigos empreendedores eu tenho, que fazem lanches, roupas, cadernos, presentes, produtos de beleza, etc... Então decidimos: se queremos gastar nosso dinheiro, que seja para o pequeno, médio empreendendor, de preferência, pessoa de nossa cidade e de nosso círculo social. Encontramos nisso uma forma de apoiá-los e também de estarmos atentos a origem dos produtos que compramos. Não é estranha a sensação de comprar algo lindo, especial, diferente que foi feito por pessoas que estão sendo mal tratadas, desrespeitadas, desprezadas em sua integridade física, mental e emocional?! Imagina que energia deve ter isso... Logo quero indicar aqui os emprendedores que estamos conhecendo e comprando produtos, para que vocês aproveitem também. E se tiverem sugestões, por favor, me avisem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário