segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pão de Beijo!

Esta receita eu aprendi com minha amiga vegana, Natália chede. 

É um versão do pão de queijo, sem o queijo e sem ovos. Enquanto escrevo este post, deixei três batatinhas salsas médias, cortadas em pedaços grandes, para cozinhar. Logo irei separar os ingredientes: polvilho azedo, polvilho doce, sal e óleo. Quando as batatas estiverem bem molinhas, eu as tiro da panela e faço um purê bem amassadinho e despejo numa vasilha. Acrescento uma xícara de polviho doce e uma do azedo - recomendo fazer esta receita na pia pois este polvilho fazem uma meleira! rsrssr... Misturo com as mãos e depois coloco 1/3 de óleo de girassol e duas colheres de chá de sal. Se quiser, acrescento orégano, manjericão e até pedaços de azeitona na massa! Misturo mais até virar uma farofinha. Coloco, aos pouquinhos, a própria água em que as batatas cozinharam - deve estar morna e deve ser realmente colocada aos poucos, pois a massa pega o ponto rapidamente -, até formar uma massa lisa, porém, diferente da massa de pão, ok? 

Ponto da massa: lisa e macia.
Bolinha feita: lisinha, lisinha...

Pego pedaços da massa e faço as bolinhas* e coloco numa forma, sem precisar untar - o pão de beijo só gruda na forma se queimar. Deixe no forno médio por uns 30 minutos. O ponto dos pães de beijo é quando eles ficam douradinhos embaixo e crescem, chegando a rachar.
Material usado: Uma vasilha, uma panelinha, uma forma, um garfo, uma xícara
Tempo: 40 minutos
Rendimento: 30 bolinhas pequenas
* Super dica: As bolinhas podem ser colocadas na geladeira ou no congelador para serem assadas depois! Faço isso quando vou receber pessoas em casa à tarde ou à noite e tenho apenas a manhã livre. Ou faço à noite, quando quero comer pão de beijo no outro dia, no lanche da tarde! Dilícia! 

2 comentários:

  1. Obrigada pela receita. Salvou porque hoje é ekadasi! :)

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm,obrigado querida!!
    Pela receita, estava procurando algo diferente ,e achei a sua receita,
    Meu marido tem restrição alimentar e minha filha intolerante a lactose!
    Obrigado por compartilhar conosco essa maravilha! Bjs

    ResponderExcluir